Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.

"A Pequena Galeria Em Grande”

A Pequena Galeria prestes a fazer 10 anos de existência, fez ao longo destes anos mais de 80 exposições. Esta sucessão de eventos resultou de um ambiente favorável ao colecionismo e à troca e venda de fotografias, uma das bases do crescimento do nosso acervo. Não só os fotógrafos ofereceram os seus trabalhos à Pequena Galeria, como os sócios doaram ou compraram fotografias para o aumento da qualidade e diversidade do acervo.

Neste intenso período de programação foi possível superar crises de vários matizes com a criatividade e o trabalho de colaboradores voluntários, de todos os sócios que criaram e renovaram a Associação e das novas gerações que nos tem vindo a dar o seu apoio.

Na base deste Acervo e da curadoria do Jorge Cid programámos uma Coletiva onde foi possível, face aos diversos espaços do histórico edifício fazer coexistir um assinalável núcleo de fotografias dos anos 40 a 60 do século passado com a diversidade de temas e abertura a novas correntes de fotografia contemporânea. Desse modo crescemos em rede, atraindo novos fotógrafos e o reconhecimento de alguns consagrados, nacionais e estrangeiros, que nos trouxeram o alento e a experiência necessários para fortalecer o projeto.

Atentos às mudanças de um mercado em que o colecionismo sofreu mutações expressivas, continuamos a preservar a memória das imagens enfrentando um presente de elevado grau de imprevisibilidade, mas em que o momento e a imagem única continuam a ser o nosso lema, na linha de Cartier-Bresson em que O VER É UM TODO.

 

1# Um Conjunto de Fotógrafos (26/09 – 21/10/2022)

 

Organização / Curadoria:
A Pequena Galeria é um projecto colectivo que ocupa um pequeno espaço de exposição, informação e comercialização de arte, tendo a fotografia como interesse preponderante. Pretende ser um lugar diferente, à procura de novas fórmulas de produção e distribuição, atento às actuais condições do mercado e decidido a promover o coleccionismo. Do seu grupo inicial de fundadores continua associado Carlos Oliveira Cruz , a quem se juntaram Raquel Pinhão e José Marques Ferreira. Convergem nesta equipa diversas experiências e relações com a arte e a fotografia, nos campos da criação, da crítica e investigação, do comissariado artístico e da intervenção cultural, da edição e também na área do comércio livreiro. A escolha do nome para a galeria, evoca a história e a ambição da The Little Galleries of the Photo-Secession, uma galeria fundada a 24 de Novembro de 1905, por Alfred Stieglitz e Edward Steichen em Nova Iorque.
www.apequenagaleria.com