Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.

Território #5: Two Faces Have I

Curadoria: Ampersand

‘Eu queria ser pintor… Mas, por volta da época em que entrei para a escola de arte, tornou-se mais ou menos óbvio que isso não ia acontecer. Eu gostava de narrativa na arte, de filmes de série B, do génio oculto da “má arte” e de cinema de baixo orçamento… [O filme Two Faces Have I] saiu, provavelmente, desse recanto intuitivo da minha alma de pintor. Das poucas vezes que o vi, não creio que pudesse ter percebido que algo nele transcendia o jovem armado em esperto que eu era quando o fiz. Tem toda a tristeza animista que existe em tudo o que tentamos fazer, em que trabalhamos arduamente e que abandonamos. ’

– Inga, 2023, sobre o trabalho de Chris Langdon

A exposição Two Faces Have I faz orbitar trabalhos de Jana Euler, Pati Hill e Sylvie Fanchon em torno dos filmes de Chris Langdon, “o mais importante realizador desconhecido da história da vanguarda de Los Angeles”. Retirado de um filme de Langdon, o título da exposição poderia também referir-se às suas duas apresentações (Lisboa/Porto), às múltiplas vidas dos seus protagonistas, ou ao gesto transformador através do qual uma coisa se pode transformar noutra, especialmente quando colocada nas mãos de qualquer um destes artistas.

Combinando imagens estáticas e em movimento e sons de pessoas mortas e muito vivas, a exposição foi pensada como a apresentação de quatro exposições individuais numa só, numa abordagem nada incomum na atividade da Ampersand, em Lisboa, nos últimos sete anos.

“Quando gostamos muito de uma coisa, ou de alguém, é difícil fazer o que quer que seja, para além de gostar dela.”

– Chris Langdon

“Viva o [aspirador] e a sociedade que deseja, como o gato, lamber-se e limpar-se.”

– Pati Hill

Ampersand – uma plataforma artística que inclui, mas não se limita à conceção de exposições – foi fundada pela editora Alice Dusapin e pelo artista Martin Laborde em Lisboa, em 2017. Two Faces Have I é comissariada pela Ampersand com Justin Jaeckle.

Com agradecimentos especiais ao Academy Film Archive e Arcadia University Archives. Os filmes de Chris Langdon foram restaurados pelo Academy Film Archive.

A exposição Two Faces Have I – Território #5 conta com o apoio do Institut français du Portugal, no âmbito da temporada MaisFRANÇA.

Território é o título da nova parceria entre a Fidelidade Arte e a Culturgest – uma iniciativa que trará aos públicos de Lisboa e do Porto um ciclo de nove exposições coletivas concebidas por outros tantos curadores nacionais. O foco estará colocado nos interesses destes curadores não apenas no campo da arte, mas também no campo mais lato da cultura material. O seu objetivo é deixar um testemunho dos seus territórios de investigação particulares através da convivência de peças de diferentes origens, idades e estatutos.
Esconder
ASSINE AGORA A NOSSA NEWSLETTER
Fechar