Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.

Adicionar ao calendário 

O Grupo Fidelidade inaugura uma nova exposição artística com uma mostra de Rodrigo Bettencourt da Câmara. A exposição, que conta com a curadoria de Pedro Cabral Santo, estará patente até 15 de fevereiro de 2018 no espaço Fidelidade Chiado8 – Arte Contemporânea (Largo do Chiado, 8, em Lisboa).

Spaces é uma exposição de fotografia cujo tema se centra nos artistas nos seus locais de trabalho, durante o processo de criação artística. O projeto tem como ponto de partida a ideia de captar a energia do momento criativo, o tempo e o lugar onde se dá a transformação da energia em matéria. Retratando um conjunto de artistas com os quais Rodrigo Bettencourt da Câmara se cruza, nos seus percursos geográficos e pelos mais diversos motivos relacionados com o desenvolvimento do seu próprio trabalho, o artista estabelece uma teia de ligações entre diferentes criadores, focando-se naquilo que estes têm em comum, o impulso criador.

Ao fugir ao retrato convencional, Rodrigo Bettencourt, tenta captar, da presença do outro artista, o inefável, aquilo que não é matérico, a energia que se desprende do seu corpo, imprescindível para converter uma ideia num objeto. O ateliê é o “teatro de operações” onde decorre um conjunto de procedimentos sistemáticos, quase coreográficos, próprios de cada autor.

Spaces estará patente ao público no Espaço Fidelidade Chiado8 – Arte Contemporânea, e nela são apresentadas cerca de 40 fotografias a preto e branco e a cores em diversos formatos.

As imagens apresentadas foram feitas em Portugal, Espanha, Brasil (Rio de Janeiro) e Moçambique (Maputo), entre 2009 e 2017, tendo sido fotografados vários artistas de renome destes países, como os portugueses Júlio Pomar e Pedro Cabrita Reis, os franceses Perrine Lacroix e Barthélémy Toguo (Camarões), os brasileiros Raul Mourão, José Bechara ou Monica Barki, os moçambicanos José Cabral e Gonçalo Mabunda, o angolano Yonamine Miguel, entre muitos outros.

Este projeto dá continuidade ao anterior projeto “Museu em Montagem”, onde o artista se centrou no ambiente do museu.

 

Rodrigo Bettencourt da Câmara

Nasceu em Lisboa em 1969 – Vive e trabalha em Lisboa.

A sua formação passa pelo Restauro, Pintura, Desenho e Fotografia, é licenciado em Multimédia e Instalação pela Faculdade de Belas Arte da Universidade de Lisboa.

Interessa-se por lugares. Lugares que ficaram congelados no tempo e que permanecem hoje como memória viva das características do Passado, como os  recantos de um velho liceu; mas também pelos bastidores, pelos lugares que habitualmente não é suposto estarem visíveis, ou serem de fácil acesso, como a sala de um museu em montagem, ou o atelier de um artista.

Das suas principais exposições individuais, consta “O Museu em Montagem”, no Museu Colecção Berardo, Lisboa. (2012); “A Última Parede”, VPF Cream Art Gallery, Lisboa (2012); “Museum Insights”, Galeria Ponto de Fuga, Curitiba, Brasil (2012); “Museografia”, Museu de Évora, Trienal no Alentejo (2014); ou “Tenha a Bondade de Descobrir-se”, no Museu de História Natural e da Ciência (2015).

Participou em várias exposições coletivas, tais como: Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil”, Museu Metropolitano de Arte – MuMA, Curitiba, Brasil. (2013); “O peso e a ideia”, Plataforma Revolver. (2012); ou “Encontros da Imagem”, Mosteiro de Tibaes, Braga. (2010).

 

Chiado8 Arte Contemporânea

Nascido em 2002, o projeto chiado8 Arte Contemporânea procura tirar partido dos edifícios centrais do Grupo Fidelidade e participar nas iniciativas de reabilitação do Chiado, através de um espaço de divulgação da arte contemporânea. Desta forma, o Grupo Fidelidade cumpre igualmente a sua responsabilidade social corporativa, fomentando a cultura e a arte e promovendo o reconhecimento dos talentos portugueses, num espaço onde têm exposto os mais conceituados nomes da arte contemporânea.

 

Galeria chiado8

23 de novembro 2017 a 15 de fevereiro de 2018

Dias úteis, das 12h00 às 20h00

Entrada gratuita

Chiado 8

Esconder
ASSINE AGORA A NOSSA NEWSLETTER
Fechar