Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.

 

A exposição “Red Lines with Landscapes: Portugal”, do artista norte-americano Evan Roth, programada para estar patente entre 31 de janeiro e 22 de maio, foi temporariamente encerrada devido às contingências do Covid-19. Com a reabertura da Galeria a 22 de junho foi prolongada até 31 de julho.

Com curadoria de Delfim Sardo Red Lines with Landscapes: Portugal é a quarta exposição do ciclo Reação em Cadeia, que resulta da colaboração entre a Fidelidade e a Culturgest. A proposta consiste em implicar os artistas na seleção dos seus pares, que irão suceder lhes no espaço da Fidelidade Arte, em Lisboa (primeiro) e da Culturgest Porto (em seguida).

A exposição Red Lines with Landscapes: Portugal surge no seguimento do trabalho que Evan Roth desenvolveu com a organização londrina Artangel, onde começou a explorar as conexões subaquáticas entre continentes.

O artista, que tem vindo a filmar, com câmaras de infravermelhos, as localizações costeiras de onde partem os cabos que atravessam os oceanos, vai apresentar em Portugal os filmes produzidos cá, colocando em confronto a atual paisagem de vários pontos da costa portuguesa com pinturas de paisagem do final do século XIX.

Para o projeto Reação em Cadeia Evan Roth selecionou pinturas da coleção do Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado e do Museu Nacional Soares dos Reis, para as exposições em Lisboa e Porto, respetivamente.

Red Lines with Landscapes: Portugal é também concebido como um projeto web a que o público pode aceder em qualquer lugar do mundo, através de ligação à Internet, podendo reproduzir nos seus dispositivos eletrónicos as paisagens em movimento captadas pelo artista, através do link:
https://redlines.network/