Ao navegar neste site está a dar o seu acordo às Condições Gerais de Utilização e à Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Leia-as atentamente.

Adicionar ao calendário 

A exposição que se apresenta ao público em geral a partir de 14 de maio e até 29 de junho de 2018 no espaço Fidelidade Chiado8 – Arte Contemporânea (Largo do Chiado, 8, em Lisboa), é da curadoria de: Ana Cristina Cachola, Filipa Oliveira e João Laia.
Nesta mostra são discerníveis as várias camadas dialógicas que mostram os modos como uma coleção se tenta inscrever nas práticas contemporâneas.
As obras apresentadas resultam da vontade que a Coleção António Cachola sentiu de se juntar às comemorações do décimo aniversário do Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), instituição onde se encontra em depósito. Trata-se de uma das mais significativas coleções de arte contemporânea portuguesa.
Apesar daquilo que se pode considerar o início da coleção a datar do início da década de 1990 e a primeira apresentação pública da Coleção António Cachola ter acontecido no Museo Extremeño e Iberoamericano de Arte Contemporáneo (MEIAC), em 1999, com curadoria de João Pinharanda, foi com a abertura do MACE que a visibilidade e itinerância da coleção se consolidaram. A consciência de que um museu é sempre um diálogo entre a sua programação, a sua arquitetura, a sua missão, todos os seus recursos humanos, e claro, a décimo aniversário do MACE.

Foi neste contexto que, em 2017, o Museu foi convidado a escolher 10 artistas portugueses, com menos de trinta e cinco anos, que ainda não estivessem representados na Coleção António Cachola, para produzirem novas obras comissionadas. Contudo, e em diálogo com os artistas, entendeu que por motivos orgânicos e inerentes à prática e vida de cada um, nem todos aqueles que faziam parte desta lista se encontravam num momento adequado para produzir novos trabalhos, pelo que o projeto se alargou também a aquisições.

Este grupo de aquisições e comissões celebram a vida e a vitalidade da Coleção António Cachola e dão corpo a um desejo do colecionar em instigar e ativar novos diálogos com as gerações mais jovens de artistas portugueses.
Desta forma, a coleção afirma a sua vontade de habitar o momento presente e contribuir para a solidificação do tecido artístico nacional.

Coleção António Cachola – Artistas desta exposição:

  • Ana Santos
  • Andreia Santana
  • Claire de Santa Coloma
  • Diana Policarpo
  • Joana Escoval
  • Luís Lázaro Matos
  • Mariana Silva
  • Mariana Caló e Francisco Queimadela
  • Pedro Neves Marques
  • Rita Ferreira

 

Fotografia: Bruno Lopes

Dias úteis, das 12h00 às 20h00

Entrada gratuita

Espaço Chiado8, Largo do Chiado, n.º 8, em Lisboa

Esconder
ASSINE AGORA A NOSSA NEWSLETTER
Fechar